quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Receita habilita 9 mil empresas para comércio exterior

Como reflexo do aumento do fluxo comércio exterior brasileiro, a Receita Federal habilitou, nos primeiros oito meses deste ano, 9.269 mil empresas a operarem com operações de importação e exportação no País. Em contrapartida, 78 empresas foram desabilitadas no mesmo período. A Receita identificou que essas empresas faziam operações com subfaturamento, importação de produtos piratas, falsa declaração de conteúdo e lavagem de dinheiro.


A secretária-adjunta da Receita Federal, Clecy Lionço, informou que desde 2002, quando a Receita apertou as regras para a habilitação das empresas a operarem no comércio exterior, cerca de 1000 empresas já foram desabilitadas e retiradas do Siscomex (Sistema de Comércio Exterior), que registra as operações de importações e exportações.


Segundo ela, o número das empresas desabilitadas vem caindo em função do trabalho rigoroso da Receita na análise dos pedidos de habilitação. De janeiro a agosto, cerca de 300 pedidos de habilitação foram negados. O Brasil tem hoje 57 mil empresas habilitadas a operar no comércio exterior.

Nenhum comentário: